EUTC was pleased to accept an invitation by the Utilities Telecom & Technology Council America Latina (UTCAL) to participate in their 10th Annual Summit in Rio de Janeiro in March 2023.
The one two three ecology is perfect solution for your corporate & ecommerce projects
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Phasellus orci tellus, tincidunt non semper vitae, posuere vel felis. Vivamus ultrices turpis et enim ullamcorper porta. Sed lorem risus, pharetra id porta ut, congue at magna. Mauris gravida enim tincidunt nunc volutpat ac laoreet turpis
LISTA DE PATROCINADORES DO EVENTO TEM NOVOS NOMES
O número de empresas interessadas em patrocinar o UTCAL Summit 2023 não para de crescer. Além de Cisco e Landis & Gyr, já estão confirmadas 4RF, TI Safe, GE, Quantum 13 / Nozomi Networks, Tait Communications, Ribbon e FiberX. Os interessados em apoiar o evento também podem escrever para contato@utcal.com.br.
PREPARATIVOS PARA O UTCAL SUMMIT 2023 SEGUEM A TODO VAPOR
Marcado para o período entre 29 e 31 de março, o UTCAL Summit 2023 acontecerá, mais uma vez, no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro. A programação do maior evento de utilities da América Latina já está sendo desenvolvida e as empresas interessadas em apresentar projetos podem fazer contato pelo e-mail contato@utcal.com.br.
DE RÁDIO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
Conhece a nossa biblioteca online? Pois é, ela reúne consultas públicas, resoluções e outros documentos produzidos pela Anatel de maior interesse para os associados. Entre outros conteúdos, é possível, por exemplo, fazer download do white paper “Espectro de rádio para utilities no Brasil”, que, além de portugês, tem versões em inglês e espanhol. Para acessar, basta clicar na aba “Biblioteca” do nosso site: utcamericalatina.org.
REUNIÃO PARA DEFINIR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SERÁ EM DEZEMBRO
Anote na agenda: está marcada para o período entre os dias 2 e 4 de dezembro a reunião de planejamento estratégico, relativo ao período 2023/2024. O encontro acontecerá no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro. A UTCAL já está convidando associados e contratou um facilitador para coordenar o trabalho .
CHILE RECEBE WORKSHOP SOBRE TECNOLOGIA EM NOVEMBRO
Por falar em seminário, no dia 10 de novembro, das 9h às 17h30m, acontece o workshop “UTCAL – Tecnologia para utilities”, em Santiago, no Chile. As palestras abordarão temas como transformação digital, inovação, espectro radioelétrico, melhores práticas para implementação de rede privada e cibersegurança, entre outros.
NO URUGUAI, EMPRESAS DISCUTEM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
No dia 15 de setembro, a UTCAL realizou o workshop “Transformação digital e cibersegurança”, na sede da UTE (Palacio de la Luz) em Montevideo. As palestras trataram de temas técnicos relevantes e de maior interesse da UTE. O seminário contou com as participações de Severiano Macedo (Cisco), de Jorge Costa (UTE), de Jorge Iporre (Nokia), de Ivo Faria (Fortinet), de Walter Bravo (Nokia), de Luis Gonzalez (Oscilloquartz) e de Marcio Rocha (Hitachi). Pela UTCAL, os debatedores foram o presidente Dymitr Wajsman; o vice-presidente, Ronaldo Santarém; e o consultor de segurança Roberto Boucinhas.
NORMA DA ANEEL UNIFICA REGRAS SOBRE COMPARTILHAMENTO DE INFRAESTRUTURA
Por decisão de sua Diretoria Colegiada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reuniu duas normas referentes ao compartilhamento da infraestrutura de fornecimento de energia em um único documento. A nova resolução conjuga o conteúdo da norma 375/2009, que trata do uso de instalações de distribuição como meio de transporte para a comunicação por meio da tecnologia Power Line Communications (PLC); com o da 797/2017, relativa ao compartilhamento da infraestrutura com agentes cessionários do setor elétrico, de telecomunicações, ou de petróleo e gás, além da administração pública direta ou indireta e demais interessados.
A unificação se deve ao fato de ambas regulamentarem o uso de instalações de fornecimento de energia elétrica por terceiros, seja para transmitir sinais de comunicação por cabos e linhas, ou como estrutura de suporte de outros equipamentos. A equipe técnica da Aneel aprimorou o conteúdo, com o objetivo de tornar os comandos mais claros e assertivos. A consolidação das duas normas contou com sugestões da sociedade, por meio de consulta pública. No total, foram 17 participantes e 198 contribuições.