UTCAL Summit 2024
Tecnologias de Telecomunicações e Automação para Utilities
Educação, Treinamento, Debates, Networking. Um local de encontro essencial para o melhor no setor de utilities. Venha buscar conhecimento! Conheça as tecnologias mais recentes, fique atualizado sobre políticas públicas e regulamentação e encontre profissionais da indústria..
Para possibilitar a otimização nas atividades de entrega de energia elétrica, gás, água, etc, as nossas utilities dependendem dos sistemas de telecomunicações e das tecnologias inteligentes que estão sendo projetadas, implementadas e mantidas por profissionais altamente qualificados e de fornecedores de produtos & serviços inovadores.
O cenário pós-pandemia é repleto de lançamentos de produtos, de oportunidades de obtenção de novos conhecimentos, de encontros com especialistas internacionais, de discussões face-a-face. O UTCAL Summit 2024 pretende atender a todas as expectativas e todos os públicos – utilities, fornecedores, consultores, academia e outros - que certamente comparecerão a este importante evento.
O UTCAL Summit 2024 oferece painéis dinâmicos, workshops e palestras. Conheça os decisores da indústria e conecte-se com os fornecedores na área de exposição. Desfrute de atividades na bela praia da Barra da Tijuca, enquanto fortalece sua rede de relacionamentos e conhecimentos em nossos eventos paralelos: Prêmios ALTA e DESTAQUE, jantar, coquetel e muito mais. Este evento é imprescindível para os profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), interessados em não apenas manter as tendências, mas chegar à frente das oportunidades rápidas no cenário das utilities.
O UTCAL Summit 2024 promove o encontro de Concessionárias de Serviços Públicos com Reguladores, Governo, Centros de Pesquisa, Empreendedores, Indústria, Fornecedores e os principais especialistas nacionais e internacionais.
UTCAL Summit 2024
Programa Educacional
- Tecnologias de Telecom e Automação;
- Transformação Digital;
- Necessidades de espectro;
- Novos Modelos de Negócio para a implantação de telecomunicações;
- Colaboração;
- O impacto do Big Data em nossas redes de telecomunicações;
- Definição de Requisitos de Smart Grid;
- Cybersecurity;
- Infraestrutura e integração de IT/OT;
- Experiências e Cases;
- Especialistas Internacionais;
- Compartilhamento de Infraestrutura.
Os Summits em números:
5000
+ Participantes
120
+ Empresas
50
+ Representantes do Governo
20+
+ Países
UTCAL Summit 2024
Características do Evento
Ambiente de troca de conhecimentos onde são compartilhadas as diferentes visões, soluções e casos de sucesso brasileiros e internacionais.
- Forte presença das Concessionárias (2023 - mais de 650 especialistas, sendo aprox. 50% das utilities);
- Conteúdo internacional (presença dos principais especialistas dos EUA, Europa e América Latina);
- Grande troca de experiências entre os participantes;
- Aberto e livre: sem direcionamento para uma solução técnica específica ou fornecedor;
- Workshops Pré-conferencia;
- Um dia dedicado exclusivamente a plenárias e debates com especialistas;
- Simposios sobre temas de maior interesse;
- Três dias de palestras e eventos técnicos abordando temas específicos, relacionados aos assuntos propostos pelas comissões temáticas;
- Três dias de exibição em Sistema Table Top e Standes para que os expositores demonstrem suas soluções;
- Entrega do Prêmio ALTA - America Latina Telecom Award aos vencedores;
- Entrega do Prêmio DESTAQUE – Melhor apresentação técnica do Summit aos vencedores;
- Oportunidades de networking - salas de reunião para participantes.
Realizado no excelente Centro de Convenções do Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro, RJ.
UTCAL Summit 2024
Temário
- Transformação Digital
- Convergência IT/OT
- Temas Emergentes para Modernização de Utilities
- Modernização de redes de telecom
- Soluções flexíveis para modernização de redes
- IP/MPLS x MPLS-TP
- Tecnologias Wireless
- Temas Regulatórios
- Compartilhamento de Infraestrutura - as dificuldades das utilities
- Segurança Física e Cibernética - Novos Desafios
- Otimização de redes de telecom para empresas de água e gás
- Estratégias para Automação e Mobilidade de Equipes
- Colaboração entre Utilities e Operadoras
- Data Analytics e Big Data
- Solução PLC para última milha
- Requisitos de Redes Inteligentes
- Experiências e Cases
- Normas Técnicas
O Evento em 2024
UTCAL Summit 2024, será novamente o ponto de encontro, onde serão discutidos os principais problemas e soluções pelos profissionais das Concessionárias de Serviços Públicos no que se refere aos sistemas de telecomunicações e suas aplicações.
Segurança, Cyber e Fisica
IT/OT – Tecnologia da Informação e Tecnologia Operacional (ou de Automação)
Desafios da Geração Distribuida
Fibra, Broadband e Compartilhamento
Telecom para Modernização da Rede e Data Analytics
Regulamentação, Politicas Públicas e Defesa das Utilities
Palestrantes
Confira a lista de confirmados
Realizado pela UTC América Latina, entidade sem fins lucrativos, o UTCAL SUMMIT tem como seu principal objetivo promover a aproximação e o debate das questões-chave para as telecomunicações das Utilities da América Latina.
Sandoval Feitosa
Diretor - ANEELCarlos Baigorri
Presidente - ANATELRusty Williams
CEO - UTCRodrigo Leal
Presidente do Conselho Diretor da UTCAL e Gerente Executivo da EletrobrasPaulo Osterkamp
Diretor de vendas para governo e utilities - Cisco BrasilMarcelo Prais
Diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios do O.N.S.09 Abril, 2024 • Terça-feira
Workshop Cisco: Full Stack Observability para Utilities
- Cleber Visconti - Cisco Observability Director LATAM
- Fernando Dumont - Public Sector Senior Engineer
- Leandro Ferreira - Cisco Observability Advisor LATAM
Observabilidade total e unificada com COP (Cisco Observability Platform) (60 minutos): Cisco Observability Platform (COP) e seus módulos integrados são importantes para a unificação de dados e análises, apresentando uma visão holística do ambiente, desde o software até o hardware.
Break & Coffee (30 minutos)
OTEL (Open Telemetry), K8s e Cloud Native com COP - Casos de Uso Práticos (60 minutos)
•Casos de uso práticos da solução de observabilidade, demonstrando como o OTEL, Kubernetes (k8s) e Cloud Native podem ser aplicados na solução COP, em situações reais do setor de utilities para melhorar a eficiência operacional, tomada de decisões, otimização de Recursos, Manutenção Preventiva e detecção de anomalias em tempo real.
Sessão Premiada (30 minutos)
Uma atividade interativa e divertida para testar o conhecimento dos participantes sobre os conceitos de observabilidade no mundo de Utilities
Q&A e Fechamento (30 minutos)
Sessão de perguntas e respostas para esclarecer dúvidas e discutir mais a fundo aspectos específicos
Workshop 4RF: Integração do seu investimento em redes inteligentes de banda estreita com sistemas 3GPP LTE/5G – alta capacidade com segurança cibernética e inclusão transparente de tecnologias como IoT, LoRA, WiSun.
- Anatomia da solução de Cibersegurança da 4RF: Uma imersão no esquema de defesa das forças militares e sua aplicação em cada produto oferecido as uitlities: Família APRISA SR (SR+/SRi) e APRISA LTE (4G/5G), como cobrimos 360 graus cada um dos seus ativos de rede.
- Estratégia de Defesa dos Investimentos das Utilities: Quais tecnologias existem para atender cada segmento: Geração Distribuída, Renováveis, Subestações Primarias e Secundarias, Automação de Distribuição, Medição Inteligente, seus vetores e como integrar e conseguir que cooperem entre si para responder automaticamente como uma arquitetura integra e não como produtos isolados e ineficientes.
- Novas tecnologias como LoRA, WiSUN, IoT, e as projetadas automações e nível automação do lar (Smart Home) e como elas já se integram nas redes hoje disponíveis no portfólio da 4RF.
- 4RF Secure Firewall: As características do micro Firewall nativo nos sistemas da 4RF que é orientado a ameaças, recursos avançados IT e OT, integrações, alta disponibilidade e performance.
- Arquitetura de Redes Industriais Seguras: Como aplicar a estratégia de defesa nas redes industriais OT explorando os benefícios de uma arquitetura integrada afim de proteger de fato as redes mais críticas do mundo.
- Integração de soluções de variados fabricantes: normativa 3GPP, soluções MMS da 4RF, MIBs, SNMP, as novas soluções da 4RF para proteger seu investimento atual ao tempo que facilita crescer e atender as demandas do futuro.
- Melhores práticas em configuração, instalação, operação e manutenção de redes inteligentes conformadas por modems LTE, 4G, 5G, radio de banda estreita, ou fibra ótica usando elementos de rede APRISA da 4RF.
- Aula prática com participação de cada assistente.
- A 4RF e UTCAL disponibilizarão um Certificado para os participantes – limitado a funcionários de Governo e Utilities.
Workshop NTT - Arquitetura e Segurança em redes OT
A NTT convida você para um workshop imersivo que irá te munir com as ferramentas e conhecimentos essenciais para blindar sua infraestrutura contra as crescentes ameaças cibernéticas.
Neste workshop a NTT vai apresentar uma arquitetura de segurança referência para as empresas de Utilities com base nas melhores práticas englobando modelos já comprovados de segurança para Data Center, Cloud, Centros de Operações, Sub-estações, e demais ambientes.
Iremos explorar as possibilidades de arquitetura, bem como um roadmap evolutivo para implementação de soluções e processos com o objetivo de elevar o grau de maturidade de segurança sem afetar a produção e o negócio.
Temas presentes:
- Proteção do novo perímetro: Vamos abordar as mudanças dos últimos 5 anos, onde o perímetro foi estendido para além da infraestrutura das empresas.
- Jornada de segurança – Infraestrutura Crítica: Entender os passos necessários para melhorar a visibilidade e aumentar a segurança da infraestrutura como um todo.
- Segmentação e Zero-Trust: Entender a sua superfície de ataque é essencial, assim como reduzí-la e compartimentá-la.
- Gestão de acesso remoto seguro: Uma das causas da máxima “o usuário é o elo mais fraco” costuma ser incidentes relacionados ao controle de acesso e identificação correta. Vamos demonstrar formas eficientes de como estes controles podem ser efetivos e automatizados.
- Serviços de segurança integrados: Vamos entender como podemos combinar produtos e serviços para aumentarmos a segurança do ambiente e capacidade de detecção de ameaças.
10 Abril, 2024 • Quarta-feira
Solenidade de Abertura
Carlos Manuel Baigorri – Presidente - Anatel
Sandoval de Araújo Feitosa Neto – Diretor Geral – Aneel
Marcelo Prais – Diretor - ONS
Paulo Osterkamp – Head of Public Sector, Utilities, Oil&Gas - Cisco
Rusty Williams – CEO - UTC
Rodrigo Leal de Siqueira – Presidente do Conselho Diretor da UTCAL e Gerente Executivo da Eletrobras
A cerimônia de abertura recepcionará todos os delegados e marcará o início do evento. O chairman da UTCAL e seus parceiros tecnológicos, juntamente com representantes de órgãos reguladores e empresa anfitriã darão as boas-vindas a todos os presentes.
Painel - Transformação Digital
Moderador – Rodrigo Leal de Siqueira – Presidente do Conselho UTCALCarlos Manuel Baigorri – Presidente - Anatel
Sandoval Feitosa – Diretor Geral – Aneel
Marcelo Prais – Diretor - ONS
Severiano Leão Macedo – IoT Sales Specialist - Cisco
Josias Matos de Araújo – CEO – Eng Smart Lead
A transformação digital nas utilities representa uma mudança fundamental na forma como as empresas de serviços públicos operam, interagem e entregam valor aos seus clientes. Esse processo envolve a incorporação de tecnologias inovadoras para otimizar operações, melhorar a eficiência e oferecer serviços mais personalizados.
Painel Internacional – Tendências Tecnológicas para Missão Crítica
Moderador – Dymitr Wajsman – CEO UTCALVinicius Caram – Anatel - Superintendente
Rusty Williams – UTC - CEO
Juergen Tusch – EUTC – CTO
Gosta Kallner – 450MHz Alliance – CEO
Ricardo Robles Leite – Neoenergia – Superintendente
As empresas de missão crítica estão constantemente buscando inovações tecnológicas para garantir a eficiência, confiabilidade e segurança de suas operações. Algumas tendências tecnológicas estão moldando o cenário dessas organizações: Computação em nuvem, Inteligência Artificial, IoT, Blockchain, Cibersegurança avançada, Realidade Aumentada e Virtual e Conectividade Avançada (5G) são algumas dessas tendências. A adoção dessas tecnologias levam as empresas de missão crítica a aumentar sua resiliência operacional, garantindo a continuidade dos serviços e aprimorando a capacidade de enfrentar desafios emergentes em ambientes complexos e altamente regulados.
ALMOÇO
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
Moderador: Wanderley Maia - UTCAL
Tecnologias que habilitam a evolução das comunicações críticas das Utilities para os próximos 10 anos
Alberto Rodrigues – Nokia
Inteligência Artificial – Benefícios, Desafios e Cybersegurança com IA
Adriano Mazza - Fortinet
A adoção da Inteligência Artificial (IA) no setor energético traz benefícios significativos, mas também traz vários desafios e potenciais riscos de cibersegurança.
Os atacantes continuam a aumentar a aposta, adotando ataques mais sofisticados e complexos para se infiltrarem nas redes. A transformação da IA em armas adiciona combustível a um cenário de ameaças já violento – permite que os atacantes melhorem cada fase de um ataque e o façam melhor e mais rapidamente do que antes.
Fotinet’s FortiGuard AI-powered Security Services, aborda esses riscos de segurança cibernética que são cruciais para proteger infraestruturas críticas e manter serviços de energia confiáveis.
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Fransciso Pires - PiresNet
Comunicações Wireless: A Chave para Modernizar com segurança as redes de Distribuição de Energia
Eduardo Santos - Hitachi Energy
As comunicações wireless surgem como uma tecnologia fundamental para viabilizar essa transformação, conectando ativos de rede, integrando sistemas e digitalizando a operação.
Nesta palestra, exploraremos como as concessionárias de energia podem:
- Reduzir custos operacionais:
- Introduzir novas fontes de receita:
- Aumentar a visibilidade da rede:
- Lidar com o cenário de distribuição em mudança:
Priorização de Riscos: A Perspectiva de um CISO de Infraestrutura Crítica
Alexandre Rodrigues - Tenable
Você consegue medir com precisão o risco da sua organização e a exposição para cada ativo ou instalação operacional, independentemente do tipo de ativo (IT, OT ou IoT) ou ambiente?
A segurança para a infraestrutura de TI empresarial é essencial, mas com a transformação digital industrial em andamento em muitos ambientes de TO, manter a disponibilidade do sistema e a capacidade de operação é uma missão crítica. Segurança, visibilidade, disponibilidade e capacidade de operação de TI e TO não podem ser separadas, pois uma pode afetar a outra. Esta sessão irá explorar:
- As semelhanças entre TI e TO em relação a alguns sistemas operacionais, tecnologias e redes
- Como a natureza um tanto proprietária das tecnologias, protocolos de rede e arquitetura específicos de TO torna mais difícil para grupos de ameaças e cibercriminosos encontrar maneiras de impactar o ambiente de TO de uma vítima
- Onde podemos superar adversários que pretendem perturbar as operações da nossa organização industrial através das nossas redes de TI.
- A necessidade de uma melhor colaboração de TI/TO entre equipes de operações de TI e engenheiros de TO
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
Moderador: Alessandro Fernandes – UTCAL
Inovação em Escala: Maximizando resultados para Clientes, Operações e Investidores
Rafael Soares - AWS
Boas ideias, todo mundo tem!”. Você já ouviu essa frase? Quando olhamos o segmento de energia, muito se fala em encantar o cliente, criar novos negócios, adptar-se às novas regulamentações. Ótimas idéias, até que se enfrenta a realidade de ambientes atendendo dezenas de milhões de clientes. E além de serem muitos, ainda são heteregêneos. Inovar em escala é um processo que exige flexibilidade, agilidade no teste e aplicação de melhorias, e viabilidade financeira para clientes, fornecedores e acionistas. A Amazon Web Services (AWS), através de seus serviços de tecnologia, habilita o ecossitema de energia a utilizar sua enorme disponibilidade de dados e sistemas para criar, testar, aprender e crescer em altissima escala, assegurando-se seu serviço de missão crítica responda às demandas da sociedade de forma sustentável e financeiramente viável
A jornada de observabilidade na convergência de redes e segurança IT/OT
Bruno da Costa Pereira e Elton Morais - Teletex
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Daniel Senna - Cemig
Digitalização de subestações - soluções Huawei
Ricardo Mansano – CTO de Soluções Governamentais da Huawei
Saiba como a digitalização de subestações com soluções da Huawei podem transformar o setor elétrico.
Global 400 MHz deployments and possibilities with dedicated 4G/5G network
Gosta Kallner - 450MHz Alliance
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
Moderador: Julio Omori - Superintendente - Copel
Painel Compartilhamento de Infraestrutura
Fernando Mosna – Diretor - Aneel
Julio Omori - Superintendente - Copel
Carlos Eduardo Marcussi - Celesc
As empresas detentoras da posse de postes estão enfrentando (ou irão enfrentar) um volume sem precedentes de solicitações para acessar sua infraestrutura, sobrecarregando ainda mais os ativos e o pessoal das concessionárias. Pelo lado de telecomunicações, as empresas estão preocupadas com o impacto da regulamentação com seus projetos de modernização.
Esse painel estratégico irá avaliar quais providencias podem ser tomadas para assegurar que as empresas tenham segurança para definir seus investimentos.
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Mario Torraca - UTCAL
Arquitetura end-to-end para redução de riscos operacionais e cibernéticos do Setor Elétrico
Alexandre Freire – NOZOMI
Com grande presença protegendo as maiores empresas privadas do setor elétrico no Brasil, a Nozomi Networks apresenta as melhores práticas de arquitetura end-to-end para proteção de centros de controle, subestações de energia, usinas e redes de smartgrid com cenários de arquitetura e exemplos de casos reais de detecção de incidentes cibernéticos e operacionais.
Comunicação Web
João Paulo Pires dos Santos - Wecom
A evolução da comunicação empresarial ocorre pela migração das conexões tradicionais com operadoras para a digitalização via website.
O domínio dos aplicativos de comunicação através de um workplace totalmente customizável e versátil, que permite a integração de tecnologias IoT e private LTE com seu sistema de comunicação, desta forma proporcionando máxima flexibilidade e mobilidade, com um conceito de segurança integrado.
O emprego da transformação digital em ambientes de operações críticas, na redução de e-mails, na redução de custos com faixas DDR/DID e a customização através de ferramentas SDK.
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
Moderador: Clóvis Baptista – Telin Consulting
Padronização de Redes para Subestações Digitais
Julio Gouy e João Alcantara - Cisco
Opções de Alta Disponibilidade e Redundância para una Rede de Area de Campo (FAN) para utilities
Motti Dahan – 4RF
Alta disponibilidade (HA) e especificamente redundância são críticas para redes de área de campo (FAN) de concessionárias. Refere-se à capacidade do sistema, componente ou serviço de missão crítica da utility na FAN de permanecer operacional ou operar continuamente sem interrupção, falha ou tempo de inatividade por um determinado período. Caso ocorra uma falha a FAN e os serviços continuarão funcionando, e a recuperação do failover deverá ser realizada em determinado tempo, de forma que possa ser considerado como se não houvesse interrupção. Alcançar esse nível de confiabilidade de Alta Disponibilidade envolve considerações específicas nas diferentes tecnologias FAN possíveis (como rádio licenciado, rádio não licenciado, celular e tecnologias com fio), que exploraremos em detalhe. Finalmente, examinaremos e mostraremos que diferentes tecnologias podem, às vezes, exigir diferentes métodos e projetos em alguns casos para alcançar a Alta Disponibilidade necessária na FAN
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Rosana Pereira - Energisa
Evolução tecnológica aplicada ao futuro das redes de distribuição de energia
Ricardo Monteiro Fernandes - Landis+Gyr
O crescimento acelerado de fontes renováveis de geração distribuída, da frota de veículos elétricos, bem como a modernização da rede elétrica através de medição inteligente, abertura de mercado e novas modalidades tarifárias, requerem o uso de ferramentas tecnológicas que permitam o planejamento, a operação e a manutenção eficientes da rede de distribuição. Tais ferramentas serão indispensáveis para permitir um plano de investimentos otimizado e assertivo. Isso tornará a rede de distribuição flexível para ser operada com todas essas variáveis, entregando desempenho adequado aos consumidores, contribuindo para o melhor gerenciamento da demanda, qualidade do serviço prestado e empoderando o consumidor para a melhor gestão do próprio consumo. Ou seja, contribuirá para a modernização do setor permitindo, dentre outros, a introdução de novos serviços energéticos através de inteligência e transformação dos dados em informação útil para tomada de decisões.
Explorando Novos Horizontes: DERMS e Flexibilidade na Era da Energia Sustentável
João Carlos de Souza Marques - Schneider Electric
Vamos explorar como essas tecnologias inovadoras estão moldando o futuro energético, permitindo a integração harmoniosa de recursos energéticos distribuídos e promovendo a sustentabilidade. Junte-se a nós para descobrir as oportunidades e os desafios que esses novos horizontes nos apresentam.
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
Moderador: Alan Soares - Eletrobrás
Simplificando o acesso remoto ao SAGE
Felipe Coelho Ribeiro - Claroty
Otimize sua experiência com o Sage, garantindo acesso conveniente e seguro em qualquer local, sem a necessidade de instalar software invasivo no ambiente. Explore uma auditoria completa e tire proveito de múltiplas camadas de segurança para assegurar a integridade do ambiente de maneira estratégica e inteligente.
Como se transformar de uma Distribuidora em um DSO, e porque? Enfrentando a transição energética, a liberalização do mercado, e a renovação das concessões.
Roberto Falco - Accenture
A transição energética é um fator global que está influenciando o negócio das Utilities em todo o mundo. No Brasil, as Utilities estão tendo que lidar com a pressão da transição energética ao mesmo tempo em que se discute liberalização de mercado e renovação das concessões. criando um grande ambiente de incertezas mas também de oportunidade de reinvenção do negócio. Como este contexto interfere nas decisões de transformação digital das Utilities? Que movimentos elas devem fazer para se preparar para no futuro atuarem como um DSO? Mas afinal, o que é um DSO?
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Roberto Boucinhas - UTCAL
Maturidade Cibernética do Setor Elétrico
Adriana Vivan – Aneel
Frankllim Bonfim – EDP
Sergio Milani – Copel
Felipe Coelho Ribeiro - Claroty
A maturidade cibernética de uma empresa está interligada à sua capacidade de reagir a ataques cibernéticos. Quanto maior é a maturidade cibernética, menores serão as perdas decorrentes de incidentes cibernéticos. Essa capacidade de se recompor operacionalmente é conhecida como resiliência cibernética. Ela é construída através da gestão e de estratégias suportadas pelo tripé: pessoas, processos e tecnologias.
Neste painel serão tratadas algumas ações de resiliência cibernética adotadas por empresas do setor elétrico e a apresentação de tecnologias e produtos disponíveis no mercado para auxiliar no sucesso da implementação dessas estratégias.
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
11 Abril, 2024 • Quinta-feira
Moderador: Patrícia Igreja – Q13
Centro de Gerência de Rede de Telecomunicações – CGRT
Rosemberg Lobato Silva - Eletrobrás Eletronorte
O Centro de Gerência de Rede de Telecomunicações - CGRT tem o objetivo de operar a Rede de Operação e Supervisão, Corporativa e SCM da Eletrobras Norte, com atribuições de NOC e SOC, em tempo real, 24x7
Ferramenta de Planejamento Ótimo de Comunicação e Tecnologias
Emergentes para Automação e Monitoramento
de Redes de Comunicação
Mauricio Biczkowski - Copel
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Roberto Boucinhas - UTCAL
Planejamento Estratégico de cobertura de voz/dados para Utilities
Rosana S Pereira - Energisa
Nova metodologia de análise de dados para predição de cobertura VHF, UHF e 4G (Operadoras) sobre os alimentadores, agregando valor através de dados de indicadores operacionais como DEC, FEC, TMA.
Evolução da Digitalização do Sistema de Transmissão
Eduardo Campaner – CGT Eletrosul
Como a digitalização dos processos de proteção, controle, supervisão e telecomunicações pode impactar na eficiência operacional das transmissoras, eliminando custos, trazendo agilidade e aumentando a visibilidade para a tomada de decisões.
Sistema Individual de Geração de Energia Elétrica
com Fonte Intermitente (SIGFI) com monitoramento
remoto em tempo real
Jefferson Alberto Souza dos Santos - EDP
Com uma história de mais de 40 anos, a EDP é um grupo que produz, distribui e comercializa energia, sendo hoje o quinto maior gerador privado de energia, com 70% da energia que produz proveniente de fontes renováveis. Atenta às melhorias de processos, realizou a modernização do primeiro projeto de microgeração solar da EDP no Vale do Paraíba, implantado há 10 anos na comunidade da Ilha Escura, região leste de São José dos Campo. Os benefícios do novo sistema incluem o aumento da vida útil dos equipamentos, com baterias de lítio que chegam a 15 anos de duração. Outra vantagem é a maior facilidade para manutenção e identificação de eventuais falhas, por meio do sistema remoto de monitoramento em tempo real integrado ao Centro de Operações Integradas, da EDP de São José. A comunidade ganha com mais segurança, já que os equipamentos serão protegidos com sensores de abertura, movimento e alarme com sirene, para evitar furtos. A autonomia do sistema também será ampliada, proporcionando o fornecimento de energia por 48 horas, mesmo sem a incidência de raios solares. Além disto, todos os medidores instalados são inteligentes, com comunicação Nb-IoT que além de armazenar as medidas dos consumos de energia, permitem coletar informações sobre a situação da dos sistemas em tempo real.
ALMOÇO
Moderador: Rosana Pereira - Energisa
Centro de Gerência de Redes Inteligentes
Neoenergia 2.0 (CEGRI)
Marcel Tolentino - Neoenergia
Integração de todos os ativos digitais da companhia (Medição, Automação, Telecom) + predição de falhas + monitoramento ativo de operadoras públicas de Telecom.
Soluções MESH para telemedição - Busca da Interoperabilidade
Eduardo Henrique Trepodoro - CPFL
Análise sobre a adoção da tecnologia RF MESH para telemedição, os desafios para busca da interoperabilidade, os avanços alcançados com a aliança WI-SUN e as perspectivas de futuro para as distribuidoras de energia.
Disaster Recovery Fase 2 – Infraestrutura de Rede e Segurança
Brena dos Reis Felipe - Cemig
O projeto visou a adequação da infraestrutura de rede e segurança atual da Companhia Enérgica de Minas Gerais - Cemig, permitindo implementar uma solução de Disaster Recovery (DR) estabelecendo condições para recuperação e contingência de rede e segurança cibernética, como parte do processo de Transformação Digital da Companhia. Foram contemplados no escopo do projeto de Disaster Recovery o atual edifício SEDE (Ed. Júlio Soares) da Cemig e Sites Backup (Subestações) que, abrangendo os serviços críticos do Centro de Operação de Distribuição (COD), Centro de Operação do Sistema (COS) e Centro de Operação de Telecom (COT), entre outros.
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Eduardo Campaner – CGT Eletrosul
Otimização da topologia de telecom com redução de custo
Rosana S Pereira - Energisa
O projeto antecipou a transição tecnológica, explorando meios de comunicação já existentes com custos reduzidos e aprimorando o desempenho.
O principal objetivo consiste em conduzir uma revisão anual da topologia, visando identificar oportunidades para a substituição de meios de comunicação, buscando sempre otimizar a eficiência e reduzir custos operacionais.
Sistema Genesis Telecom
André Gustavo - Celesc
O Genesis Telecom tem o intuito de ser o centralizador das ações voltadas ao compartilhamento de infraestrutura. Desenvolvido com o intuito de tornar-se a ferramenta que possibilitará não somente previsibilidade sobre a disponibilidade em projetos de compartilhamento, mas também de expor à Concessionária as redes com projeto aprovado de todas as compartilhadoras através de coordenadas geográficas.
Aliados a este ganho soma-se a precisão em quantitativos de uso de postes por compartilhadora, correlação das notificações e apresentação de projetos para regularização das mesmas, padronização dos projetos de compartilhamento, maior controle de relação entre compartilhadora e seus projetistas.
Por fim, ainda trará a confecção de BI para acompanhamentos diversos, sendo um dos principais a expansão da rede das compartilhadoras e até mesmo conhecimento das exatas localidades de cada operadora permitindo uma busca mais facilitada no momento de pleitear SWAP para complementação da rede de comunicação própria da Concessionária.
Threat Intelligence: Protegendo infraestruturas críticas e Sistemas de Controle Industrial contra ciberataques e sabotagem
Robson Silva - Eletrobrás
A palestra tem como objetivo demonstrar técnicas de mapeamento, análise e atribuição de ameaças para interromper operações ofensivas cibernéticas, sabotagem e espionagem cibernética, patrocinado por Estado-nação, atores de ameaça, mercenários e ciberterroristas contra setores de infraestruturas críticas ICS/OT e seus respectivos impactos geopolíticos a sociedade civil, defesa nacional e empresas.
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
Moderador: Francisco Pires - PiresNet
Soluções Nansen para Cidades Inteligentes
Ciro Lima - Nansen
How packet transmission systems can be used for modernizing and maintaining critical communication networks for Utility applications.
Alex Lioznov – AVARA
Packet transmission systems play a pivotal role in modernizing communication networks. These systems, based on the Internet Protocol (IP) together with MPLS/MPLS-TP based extensions, facilitate efficient and reliable data transfer by breaking down information into discrete packets. In the context of utility applications however, critical attention must be given to the maintenance of existing functionality, primarily supporting teleprotection services based on C37.94, G703/64K and other Operational Technology interfaces together with networking aspects such as synchronisation, service interoperability, particularly with respect to existing SDH and PDH services, and resilience to network configuration will be discussed.
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Ricardo Serra – GE
Inovação e eficiência: o papel transformador da TIVIT no mercado de Utilities
Ivan Jorge Rodrigues de Oliveira - Tivit
Desafios das Redes Privativas em ambientes Industriais e de Energia
Claudio Bittencourt Sampaio - Hughes
Abordagem sobre o desafio de implantação das redes privativas em ambientes industriais e do setor de energia.
Aplicações, serviços adicionais, e potencial de uso serão demonstrados em uma visão combinada da tecnologia com o retorno do investimento aplicado.
Projetos AMI estruturantes, suas eficiências e capacidades para um novo momento regulatório
Ricardo Barcelos Silva - L+G
Ainda que as redes inteligentes não sejam uma novidade no Brasil e no restante do mundo, a aplicação destas de forma massiva depende de soluções tecnológicas seguras, eficientes e com ferramentas analíticas que ajudem as distribuidoras a gerirem sistemas nas respectivas áreas de concessão. A Landis+Gyr está a 128 anos no mundo e 33 anos no Brasil, inovando e trazendo soluções para os mais variados desafios das distribuidoras de energia elétrica. E, é sobre estes desenvolvimentos de redes inteligentes e resultados, que abordaremos na UTCAL 2024, com destaque para a solução completa de ponta a ponta e única a atender a resolução 221 em sua integralidade, com o Sistema Magno Grid que é o único devidamente certificado para sistemas de medição centralizada inteligente.
ALMOÇO
Moderador: Patrícia Igreja – Q13
Soluções Broadband (LTE) Tait em Sistemas de radiocomunicação P25 e DMR para Redes de Energia Elétrica
Roberio Araujo - TAIT
Utilização do portfólio Broadband (LTE) da Tait Communications para redes P25 e DMR para as Distribuidoras de energia, utilizando soluções PTToX (DMR) e Team PTT (P25)
Conectividade multisserviços via redes privativas
Marco Antônio Rodrigues - CYCOM
Guilherme Saidler - CELESC
Rogério Diogenes - NEPEN
Maxwell Oliveira - NOKIA
Ricardo Mendes - NOKIA
Descubra as vantagens de utilizar redes privativas com a tecnologia 5G/LTE, podendo desenvolver novos processos, novos serviços, paradigmas inovadores para a empresa de Utilidade Pública do Futuro, com foco nas chamadas Redes Inteligentes e como utilizá-la para projetos de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento. Na prática, Redes Inteligentes são redes de distribuição com dispositivos que se comunicam de forma integrada, permitindo maior controle e gerenciamento dos fluxos de energia.
How smart and secure technologies can be applied in power distribution networks taking advantage of the advancements in energy generation presented by renewables.
Stephen Lacey - AVARA
The introduction of next generation technologies in power distribution networks is pivotal to efficiently accommodate advancements in energy generation, particularly with the growing prominence of renewables. Smart technologies, such as advanced sensors, real-time monitoring systems and protocol conversion, enable smart grid operators to collect and analyse data, optimising the transmission process by dynamically adjusting the flow of electricity in response to fluctuations in renewable energy sources and consumer demand enhancing the grids resilience and reliability, against the intermittent nature of renewables.
Moreover, secure technologies, including robust encryption and intrusion detection systems, safeguard the integrity of data and protect the network against cyber threats.
Communications solutions for dealing with the evolution of the energy distribution landscape will be discussed.
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Roberto Boucinhas
Segurança Cibernética do Setor Elétrico – Expectativas futuras pós 2ª onda da RO-ONS.
Serafim Ivo de Faria - Fortinet
A 2ª onda para implementação de controles de cibersegurança da rotina operacional do ONS já está em vigor desde 09/Out/2023. Uma breve descrição sobre a situação atual, os maiores desafios e como as empresas do setor elétrico se prepararam para vencer as dificuldades e cumprir com os requisitos de cibersegurança estabelecidos pelo ONS.
Mas o que se pode esperar após a vigência da 2ª onda? O que pode vir por aí?
Com este enfoque de um novo panorama cibernético para o setor elétrico, a Fortinet abordará possíveis temas de segurança ciber-física para um futuro próximo, bem como as principais tendências e componentes tecnológicos avançados para aumentar o nível de maturidade e viabilizar este novo ciclo com uma visão da estratégia de segurança totalmente integrada.
Inteligência Artificial no Setor Elétrico – Uma aliada do setor elétrico
para a gestão de riscos cibernéticos e da produtividade
George Almeida - Cisco
Alberto Pitigliani - Q13
Antonio Horta - Accenture
Pedro Eurico - Tenable
Leandro Marinho - Petrobrás
A Inteligência Artificial, ou IA, que tem hoje um acelerado desenvolvimento, é um ramo da ciência da computação que permite que sistemas aprendam a realizar tarefas, normalmente desenvolvidas por humanos, de forma mais automatizada. Machine Learning e a IA Generativa são duas subcategorias da IA. A primeira, é utilizada há muito tempo em produtos industriais e de automação e, recentemente, a segunda traz uma expectativa de aumentar a segurança cibernética e a produtividade das empresas.
Nesse painel as empresas apresentarão questões e soluções baseadas em IA para mitigar as ameaças cibernéticas do setor elétrico e aumentar a sua produtividade automatizando a análise e gestão de processos.
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
Moderador: Evaldo Baldin - CPFL
Soluções Huawei para conectividade em Ambientes industriais
Thyago Monteiro - Connectoway
O futuro da Conectividade Industrial passa pela revolucionária tecnologia da Huawei; saiba como ela pode impactar positivamente no seu negócio
Arquitetura CPC para Pequenas Subestações de Distribuição
Hector Leon - GE Vernova
Com a crescente adoção de tecnologias como os protocolos IEC 61850 e subestações digitais com arquitetura de barramento de processo, os sistemas de proteção e controle centralizados (CPC) estão se tornando uma realidade. Os sistemas CPC inicialmente disponíveis comercialmente têm se concentrado em subestações de distribuição devido à simplicidade das funções de proteção e controle (P&C) e dos esquemas lógicos necessários, quando comparados aos seus equivalentes de transmissão.
Esta palestra abordará definições, benefícios para o usuário final como gestão de ativos, homologação de produtos e implantação; mencionará também os blocos de construção para hardware e serviços e irá descrever possíveis arquiteturas CPC para subestações de distribuição, utilizando tanto barramento de processo ponto a ponto quanto baseado em rede com soluções integradas de sincronização de tempo.
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Eduardo Santos – Hitachi
Solução eLTE Huawei - casos de uso
Rodolfo Fiasco - Huawei
Conheça as soluções para Redes Privativas da Huawei e suas aplicações para o setor elétrico.
Modernização de serviços públicos / transformação digital
Ismael Mendoza - Globalsat
A modernização de serviços públicos visa tornar a administração pública mais eficiente, transparente, acessível e eficaz. A integração com tecnologia satelital, entre outras, amplia a cobertura, aumenta a precisão e confiabilidade, permite monitoramento em tempo real e abre portas para novos serviços.
Utilities na era de IA Generativa
Juliano Carboneri - Logicalis
A IA Generativa trouxe impactos significativos em diversos setores da economia, sendo estudada e aplicada por C-Level e gestores em diferentes processos na cadeia de negócio. Entenda mais sobre o tema e confira casos de uso práticas da IA Generativa.
ALMOÇO
Moderador: Daniel Senna - Cemig
Soluções de Conectividade via Rádio para Missões Críticas, ambientes longínquos e hostis
Eng. Flavio Hirano - Sales Manager - AVS
A conectividade para missão crítica requer produtos confiáveis e robustos, em soluções versáteis desenvolvidas com redundância inteligente e padrões rígidos de segurança, e sempre priorizando a comunicação entre os usuários. Para isto, a radiocomunicação é a melhor opção, mantendo a interoperabilidade de sua rede mesmo em situações desafiadoras e condições severas de operação.
Smart Asset Management para redes de utilities - Melhorando a eficiência, reduzindo custos e minimizando riscos do setor.
Marcus Assis e Raphael Nóbrega - Hexagon
A integração entre geoprocessamento e gestão de ativos de rede permite a visualização e a análise geoespacial dos ativos, facilitando a elaboração de projetos, o planejamento e a tomada de decisões estratégicas, além de otimizar todo o ciclo de vida dos ativos. Nessa palestra, apresentaremos como a plataforma integrada Hexagon Smart Assets proporciona confiabilidade e segurança no gerenciamento de redes elétricas e de telecomunicações.
Como SD-WAN pode apoiar as Utilities: da operação ao atendimento à clientes
Leonardo Ferreira e Rafael Lupiano - Cisco
Nesta sessão vamos abordar os benefícios técnicos e de negócios que podem ser atingidos pelo uso da solução Cisco SD-WAN. Temas como segurança, conectividade e visibilidade são essenciais para o sucesso das implementações
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Clóvis Baptista – Telin Consulting
Desafios de integrar diversos meios de comunicação em centros de operação
Richard Cruz e Douglas Marques - BYNE
Nos centros de operação, os meios de comunicação desempenham um papel fundamental na coordenação eficaz das atividades. No setor de telecomunicações, os desafios incluem incorporar novas tecnologias com interoperabilidade e segurança, considerando sistemas legados. Nessa apresentação iremos abordar sobre como descomplicar os ambientes críticos partindo de uma comunicação simples e eficiente a partir da integração de diversos meios de comunicação em um só lugar.
Evolução das tecnologias de transmissão óptica para o mercado de utilities
José Eduardo Silva - Gerente de Desenvolvimento de Negócios - Fiber X
As redes inteligentes (Smart Grids) utilizam novos recursos e tecnologias, melhorando o desempenho operacional e eficiência, essas redes necessitam transmitir uma grande quantidade de dados de forma confiável.
Será abordado, como as redes de transmissão tem evoluído para atender os desafios da redes inteligentes: maior largura de banda, alta disponibilidade, diversidade de interfaces, assim como fácil implementação e manutenção.
Vantagens Operacionais no uso de MPLS/TP para Utilities
Guilhermme Lisboa - BELDEN
No contexto de digitalização das Utilities, a infraestrutura de Telecomunicações está inclusa neste processo, migrando sua rede para aplicações baseadas em pacotes. Uma alternativa para esta transição é a utilização de MPLS/TP (Multiprotocol Label Switching/Transport Profile). Esta apresentação irá ser focada nas principais vantagens do MPLS/TP, tanto nas demandas específicas de aplicações de missão crítica, quanto nas vantagens operacionais que geram redução significativa em OPEX.
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
Moderador: Wanderley Maia - UTCAL
Uma alternativa moderna e inteligente para a colaboração digital
Alexander Geer - Wecom
Uma nova maneira de compartilhar informações com outras pessoas de forma conveniente, participar de discussões e coordenar tarefas com seus colegas - entre equipes, departamentos e em toda a empresa.
Os usuários têm acesso a todas as informações relevantes e podem disponibilizá-las rapidamente para outras pessoas a qualquer momento e em qualquer dispositivo, tornando a comunicação corporativa mais eficiente, reduzindo as taxas de erro, aumentando a transparência e a confiança da equipe.
Inovações Tecnológicas em Redes Inteligentes - Casos de Uso
Marco Pangos – 4RF
No mundo empresarial atual, a inovação e o uso das novas tecnologias desempenham um papel fundamental na busca pela competitividade e no sucesso das organizações. Nesta sessão, exploraremos a importância para as utilities de compreender os cenários para o controle de ativos (DA, DER, AMI, Segurança) e até os desafios e tendências no uso das novas tecnologias. Também compartilharemos estudos de caso de empresas que abraçaram a transformação digital. Além disso, examinaremos como diferentes culturas, como as da América, Europa e Ásia, estão utilizando essas tecnologias. Por fim, concluiremos com reflexões sobre a importância desses temas e o impacto que eles têm nas utilities.
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Ronaldo Santarem
Nova Regulamentação da Faixa de 400MHz no Brasil – Ato 915/2024
Rodrigo Gebrim - Anatel
Alan Macieira – Neoenergia
Leonardo Bahia – Cemig
Willian Viega - EDP
Marcio Veronesi -Nokia
Rafael Vivaldi - Celplan
Avaliação do impacto nas redes as utilities, introduzido pelo Ato que definiu os Requisitos Técnicos e Operacionais para uso das faixas de RF destinadas ao SLP e as soluções que o mercado pode oferecer para mitigar os principais gargalos regulatórios.
ALMOÇO
Moderador: Wanderley Maia - UTCAL
Estudo de Caso – Cibersegurança da TO da Copel
Marcelo Branquinho (TI Safe )
Ricardo Almeida (COPEL)
Escopo da palestra:
- Desafios de Cibersegurança em infraestruturas de TO de Energia
- O Problema inicial da COPEL: adequação à rotina operacional do ONS (RO.CB.BR-01)
- A solução contratada: TI Safe ASCI (Assinatura de Segurança Cibernética Industrial)
- Localidades atendidas
- Como foi a implantação do projeto
- Benefícios obtidos
- Expansão do projeto: operações não conectadas ao ONS – Compliance com ANEEL
- Dúvidas
Transformando dados em estratégia: como tomar decisões assertivas, aumentar produtividade e reduzir custos com apoio da nuvem.
João Rocha – AWS
Vinicius Meirelles – NTT DATA
Marcia Barros - ONS
Segurança Cibernética Industrial – Remodelagem, monitoramento, detecção e gestão de vulnerabilidades da rede operativa em UHE (caso real)
Willian Rink - Siemens
A segurança cibernética do sistema elétrico Brasileiro deve ser tratada com prioridade por todos os agentes envolvidos. Relatórios recentes mostram que as redes industriais têm se tornado o principal alvo dos criminosos cibernéticos e um ataque bem-sucedido a uma instalação crítica pode ter consequências graves que envolvem risco às vidas, ao meio ambiente e perdas econômicas. Se por um lado existem várias tecnologias disponíveis no mercado, muitas delas não podem ser aplicadas diretamente às instalações de uma usina, sob o risco de causar prejuízos à operação.
Neste sentido foi definida uma política de segurança cibernética, que visou aumentar o nível de maturidade em segurança cibernética em consonância com a norma ISA/IEC 62443 e, sobretudo, para cumprir as novas exigências do ONS e da ANEEL. Nesse artigo será exposto as soluções, dada pelo projeto mencionado, para este monitoramento e os aprendizados relevantes obtidos dele. Também serão mostrados os objetivos do projeto que já foram alcançados e os novos controles que estão em processo de incorporação à operação da UHE, à medida em que o projeto avança.
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Tom Luis - Celplan
DERMS – Apoiando as empresas de energia nos desafios e tendências da modernização da rede elétrica.
Marcello de Martino e Marcio Rocha - AMTK
O mundo atual enfrenta um desafio de aumento de demanda enquanto por outro lado temos metas agressivas de sustentabilidade.
Com isso vemos uma proliferação de novas fontes de energia renovável (DERs) sendo utilizadas em um novo modelo de rede não-convencional.
Vamos mostrar como temos apoiado nossos clientes de geração, transmissão e distribuição a enfrentar estes desafios utilizando novas tecnologias (DERMS) que permitem otimizar estes recursos em conjunto com o modelo tradicional.
Como construir uma rede PLTE a partir do zero
Raphael de Matos Alves de Lima - CPFL
Alan Macieira - Neoenergia
Tom Luis - Celplan
Alan Wiener - EDP
Planejar e construir uma rede PLTE do zero é um projeto complexo que requer conhecimento técnico, recursos substanciais e uma compreensão profunda dos princípios por trás da tecnologia LTE. As empresas que já construíram essas redes irão explicar como fazer.
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
Moderador: Savio Ricardo - Energisa
Desligamento das redes 2G e 3G – O impacto nas operações das utilities
Sávio Ricardo – Energisa
Daniel Feferman - CPQD
Juergen Tusch - CTO - EUTC
Rusty Williams – CEO - UTC
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Mario Torraca - UTCAL
Erros para não cometer ao aplicar a IEC 62443 em Utilities
Eduardo Honorato – 2S
A palestra proporcionará uma visão abrangente dos princípios e práticas desta norma internacional, destacando sua aplicação específica no setor de utilities. Abordará os objetivos, escopo e requisitos específicos para este setor, explorando diferentes partes e seções da norma. Analisará os desafios de segurança enfrentados pelas infraestruturas de serviços públicos, utilizando exemplos práticos de incidentes e seus impactos.
Na fase de Implementação Prática, forneceremos diretrizes para a aplicação efetiva da IEC 62443 em ambientes de utilities, apresentando casos de estudo e melhores práticas. Além disso, discutiremos as tendências emergentes em segurança cibernética para utilities, destacando a necessidade de adaptação contínua diante de ameaças em evolução.
Potencialidades, complementaridade e viabilidade de serviços Satelitais NTN para Utilities
Leonardo Finizola - Qualcomm
A conectividade Satelital NTN estará disponível em breve na América Latina. A apresentação traz a perspectiva doa Qualcomm sobre o impacto de NTN para as Utilities, seja na supervisão da infraestrutura em áreas rurais, no aumento da confiabilidade para a supervisão, na coexistência das redes 4G privadas, públicas e satelitais, na padronização e interoperabilidade baseada em soluções padronizadas.
Video Surveillance em Infraestruturas Críticas
Enio Elton Andriola - Teletex
As infraestruturas críticas, como subestações elétricas, estações de tratamento de água e instalações de gás, desempenham um papel vital em nossa sociedade. Monitorar essas instalações é essencial para garantir a segurança, a eficiência e a continuidade dos serviços. Nesta palestra, exploraremos como a vigilância por vídeo em tempo real pode aprimorar a segurança e a gestão dessas infraestruturas.
ALMOÇO
Moderador: Kim Moraes – Anatel
Como as constelações de satélites de órbita baixa – LEO´s, impactarão o setor elétrico.
Waldo Russo - Union
Daniel Feferman – CPQD
Sandro Bernardes de Oliveira - Cemig
Com a tecnologia avançando a passos largos, estamos presenciando a ascensão de sistemas de satélites com órbitas inferiores a tradicional orbita geoestacionária, usualmente empregada pelos satélites de telecomunicações. São constelações de satélites com órbita de baixa ou média altitude, que representam uma solução inovadora e promissora para fornecer conectividade de média a alta capacidade e/ou conectividade de baixa capacidade em áreas com infraestrutura terrestre limitada.
Assim, neste painel, desvendaremos o universo das constelações de satélites e seu impacto no futuro das telecomunicações, em particular na infraestrutura de empresas de serviços públicos.
Adotando uma estratégia de observabilidade
Julio Oliveira e Adriano Carattiero - NTT
Vivemos em uma era digital, com aplicações sendo o coração de todo negócio. Os consumidores dessas aplicações podem estar em qualquer lugar e as aplicações também, em Data Centers, Clouds Públicas, Colocation, Edge e outros mais. Gostaríamos de convidá-los para um bate-papo, onde apresentaremos a visão da NTT da correta adoção de uma estratégia de observabilidade, permitindo que sua organização identifique a causa raiz de um problema onde quer que ele esteja além disso, gerando insights para os times de negócios
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Mario Torraca - UTCAL
Integrando Redes de Energia e Telecom para um Gerenciamento Eficiente
Douglas Días - Furukawa
Maximizando Eficiência e Confiabilidade: Estratégias Avançadas de Gestão de Performance de Ativos"
João Carlos de Souza Marques - Schneider Electric
Apresentaremos estratégias avançadas de gestão de performance de ativos, com foco em maximizar a eficiência e confiabilidade. Vamos discutir como tecnologias inovadoras e abordagens estratégicas podem otimizar o desempenho dos ativos, reduzir custos operacionais e aumentar a confiabilidade dos processos. Junte-se a nós para descobrir como alcançar novos patamares de eficiência e confiabilidade na gestão de ativos.
Boas Práticas e Lições Aprendidas em Implantação de Projetos de AMI
Rodrigo Mendes - Hexing
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
4º Encontro UTCAL de CISOs do Setor Elétrico - Reunião com ONS sobre a Rotina Operacional de cibersegurança
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Alan Soares - Eletrobrás
Como se proteger de ransomware e recuperar os dados de forma rápida
Murilo Cesconetto – BR Digital
Paulo Marcon - Pure Storage
Será falado sobre:
- Quanto a as empresas dependem da Infraestrutura de TI para funcionar.
- Em quanto tempo para recuperar os dados após um ataque de ransomware
- Quanto tempo o Time de TI levará para fazer o recovery dos dados.
- Equipamento adequado para manter os dados criptografados e também fazer restore dos dados.
- E por fim como evitar todos esses problemas.
Clientes (Cx) e Força de Trabalho (Wx) conectados com o Poder da IA para Utilities em Plataformas na Nuvem
Alessandra Guarino - SEW
Nesta palestra, exploramos como a integração entre a experiência do cliente (Cx) e a força de trabalho (Wx) pode ser potencializada pelo uso da inteligência artificial (IA) em plataformas na nuvem, especialmente no setor de Utilities. A digitalização e automação estão remodelando profundamente a maneira como as empresas de serviços públicos interagem com os clientes e gerenciam suas operações internas. Discutimos como a IA pode ser aplicada para otimizar a experiência do cliente, desde a personalização de serviços até a resolução rápida de problemas, enquanto capacita a força de trabalho com ferramentas mais eficientes e insights acionáveis. Abordamos casos de uso específicos, destacando os benefícios tangíveis que as empresas de Utilities podem obter ao adotar essas tecnologias, e compartilhamos insights sobre melhores práticas para implementação bem-sucedida. Ao final, os participantes sairão com uma compreensão mais profunda de como a IA e as plataformas na nuvem estão moldando o futuro das Utilities e como podem alavancar essas tecnologias para impulsionar o crescimento e a eficiência operacional em suas próprias organizações, com exemplo de outras Utilities no mundo.
As 5 prioridades em Cyber para Energia
Pedro Godoy - NTT
Nesta palestra informativa, vamos elencar, de acordo com números de pesquisas de mercado e tendências de ataques, cinco ações e movimentos que devem ser priorizados para garantir uma máxima efetividade na prevenção e contenção de incidentes cibernéticos direcionados para empresas de energia.
ALMOÇO
TREINAMENTO : Telecomunicações e Tecnologias para Utilities
Professor Antonio Vivaldi
Programa Treinamento: Telecomunicações e Tecnologias para Utilities
- Digitalização de sinais;
- Medidas de potência e sensibilidade;
- Propagação de sinais de RF;
- Modulações FDM, TDM, CDMA, Frequency Hopping, OFDM, OFDMA,
- Modulações PSK e QAM;
- Sistemas TDD e FDD;
- Cálculo de Link Budget;
- Ruídos e interferência;
- Tipos e ganho de Antenas;
- Smart antenas;
- MIMO;
- Comparação e diferenças entre LTE 4G e NR 5G;
- Comparação das tecnologias IoT;
- Arquitetura de redes Ponto a Ponto, Ponto área, Ponto Multiponto e Mesh.
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
12 Abril, 2024 • Sexta-feira
Moderador: Patrícia Igreja – Q13
Implantação da Solução AGR - Automatic Grid Recovery - Self Healing Centralizado
Lunara Braz - Neoenergia
Teleproteção sobre IP/MPLS e MPLS/TP na prática.
Tiago Silva - Celesc
Serão abordadas as dificuldades encontradas na migração de diversos serviços legados para a rede WAN IP/MPLS da Celesc, dando ênfase aos serviços de teleproteções. Abordaremos também as características do CORE, protocolos e serviços essenciais para o funcionamento das teleproteções sem falhas.
Apresentação de casos onde foram encontradas maiores dificuldades para o funcionamento e soluções adotadas caso a caso.
Experiência da Copel na Implantação de Automação dos Dispositivos de Rede, Utilizando a rede Smart Grid
Rafael Schiavon Guido – Copel
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Roberto Boucinhas - UTCAL
Resiliência Cibernética - Gerenciando e Mitigando os risco e apoiando a continuidade do Negócio
Frankllim Rafael Costa Bonfim - EDP
No atual mundo digital, as organizações enfrentam uma série de desafios e ameaças cibernéticas que podem colocar em risco a segurança de seus dados e a continuidade dos negócios. Diante da escalada na sofisticação e frequência dos ataques cibernéticos e o surgimento de novas ameaças, a resiliência cibernética emergiu como um elemento crucial na proteção das operações empresariais. Ao adotar como estratégia-chave uma abordagem proativa com base na Gestão de Riscos, a EDP Brasil tem objetivado fortalecer sua capacidade de eliminar, mitigar e se recuperar de incidentes cibernéticos com eficácia.
OSubestação 4.0. Aspectos de cybersegurança
Juliana Reis – Isa Cteep
ENCERRAMENTO / ENTREGA PRÊMIO DESTAQUE
ALMOÇO
REUNIAO GT ANATEL UTILITIES
Coordenação : Maria Aparecida Muniz – SOR / Anatel
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
Moderador: Francisco Pires - PiresNet
Projeto Hydro 4.0
Felipe de Moraes Alves – CPFL
Givanildo Carneiro Costa - NTT
Plataforma digital de segurança de barragens para melhorar o gerenciamento de riscos e suporte às decisões técnico-gerenciais, bem como o monitoramento de forma contínua e sistemática de todas as barragens, incluindo o comportamento em tempo real e previsão.
Padronização de Redes WAN no setor elétrico
Tiago Ferreira e João Paulo Alcantara – Cisco
Portfolio de Soluções
Samuel Mendes - Hexing
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Leonardo Bahia - Cemig
Projeto de Modernização das redes WAN utilizando redes definidas por software
Marcos Coutinho - O.N.S.
Julio Cardassi - O.N.S.
O projeto de modernização das redes do ONS através de SDN é pela necessidade de evolução e transformação nos serviços de telecomunicações em prol da manutenção e desenvolvimento eficientes da operação do setor. O aumento da demanda por largura de banda, crescimento do tráfego, exigência de disponibilidade, qualidade, interoperabilidade de novos equipamentos de rede e a proliferação de dispositivos móveis trouxeram questões de complexidade operacional e de gerenciamento para arquiteturas de redes tradicionais de WAN. Este é um grande passo em direção à transformação digital através do SD-WAN que permite o gerenciamento centralizado, seguro e automatizado das redes, simplificando a operação e conectividade em nuvem.
O uso das ferramentas de Inteligência Artificial no planejamento de infraestruturas de redes ópticas de telecomunicações
Roberto Resende Salgado - Cemig
ENCERRAMENTO / ENTREGA PRÊMIO DESTAQUE
ALMOÇO
REUNIAO GT ANATEL UTILITIES
Coordenação : Maria Aparecida Muniz – SOR / Anatel
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
Moderador: Clóvis Baptista – Telin Consulting
GNSS Assurance: Monitoramento Eficiente das Redes de Sincronismo
Guilherme Días - Nextest
• Monitoramento de PTP 1588, SYNCE e NTP
• Cyber Security - *Detecção avançada de jamming e spoofing
• Gerenciamento fim-a-fim e Otimização da rede de sincronismo
Autorização de Uso de RF no Mosaico
Renato Sales - Anatel
O gerente da ORLE irá falar sobre o uso e a navegação no Sistema MOSAICO da Anatel pelas empresas do setor interessadas em obter autorizações de uso de frequências para os equipamentos e sistemas de RF que comporão suas redes privadas fixas/móveis.
Confiabilidade da rede de comunicações das Utilities através de controles de segurança
Emmanuel (Manny) Duvelson - RFL/Hubbell
Esta apresentação fornece uma visão geral dos requisitos NERC-CIP relacionados à segurança e confiabilidade da rede. Ela também aborda o impacto da segurança na confiabilidade da rede. Tanto positiva quanto negativamente, além disso a apresentação analisa as diversas estratégias de segurança que a organização deve empregar para garantir que as concessionárias possam implantar uma rede modernizada ou convergir TI e TO sem comprometer a confiabilidade, a capacidade de sobrevivência, as necessidades operacionais da rede e a segurança, fornecendo energia de forma segura, confiável e protegida, aproveitando ao mesmo tempo a digitalização da rede.
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador:
ENCERRAMENTO / ENTREGA PRÊMIO DESTAQUE
ALMOÇO
REUNIAO GT ANATEL UTILITIES
Coordenação : Maria Aparecida Muniz – SOR / Anatel
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
Moderador: Mario Torraca - UTCAL
Projeto de Telecom e Supervisão para viabilizar a estruturação da operação de (05) cinco concessões adquiridas de outra transmissora
Lucas Paiva – ARGO Energia
Em 30/11/2022 a transmissora ARGO Energia realizou a aquisição de cinco (05) concessões que pertenciam a outra transmissora. Com esta aquisição a ARGO Energia elevou o número de ativos de maneira expressiva, passando de um portfólio de 13 subestações para 35 subestações. Este documento descreve as ações de telecom e sistema de supervisão (SAGE) que foram realizadas durante o ano de 2023 para viabilizar o processo de operação destas concessões adquiridas através do Centro de Operação da ARGO em São Paulo.
Automação de religadores com rede LTE 250 MHz
Christian Freire de Alpoim - EDP
A comunicação dos equipamentos de proteção é essencial para garantir a qualidade e a continuidade no fornecimento de energia elétrica pelas distribuidoras. A EDP, por sua vez, possui diversos meios de comunicação e utiliza múltiplas tecnologias para prover serviços de alta disponibilidade. No último ano, implantou uma rede privada LTE (Long Term Evolution) na faixa de 250MHz, permitindo ampliar e otimizar a supervisão e telecomando de 54 religadores automatizados no Espírito Santo. Esse novo sistema traz melhoria nos indicadores de disponibilidade, diminuição de área útil das estruturas verticais e possibilidade de ampliação para uma rede multisserviços.
Desafios Técnicos na Otimização de Tráfego em Redes de Rádios Banda Estreita: Casos Práticos e Estratégias de Resolução
Francisco Vasconcelos – Celesc
Nesta apresentação, abordaremos técnicas avançadas de análise de tráfego em redes de rádios banda estreita, utilizando o Wireshark como ferramenta essencial. O foco será na identificação de pacotes indesejados e anomalias na rede, com uma atenção especial aos religadores e ao sistema SCADA. Exploraremos detalhes específicos do protocolo DNP3 e outros protocolos de rede, proporcionando uma visão abrangente e técnica para otimização de rede.
INTERVALO – COFFEE BREAK
Moderador: Rafael Vivaldi - Celplan
Desenvolvimento de soluções IoT para Redes Inteligentes. Soluções disruptivas para o setor elétrico
Alan Macieira - Neoenergia
Atualmente há diversas tecnologias IoT disponíveis no mercado e um incontável número de dispositivos no ecossistema de Internet das Coisas. Será avaliado os diferenciais de cada tecnologia e como elas podem convergir para a estratégia de uma rede multisserviço. Será detalhado os trabalhos conjuntos entre Neoenergia e parceiros para viabilizar tais soluções.
Os desafios tecnológicos de telecomunicações e redes na implantação do sistema especial de proteção Norte, Nordeste e Sudeste
Thiago Nascimento da Silva - TAESA
ENCERRAMENTO / ENTREGA PRÊMIO DESTAQUE
ALMOÇO
REUNIAO GT ANATEL UTILITIES
Coordenação : Maria Aparecida Muniz – SOR / Anatel
A inscrição dá direito a ALMOÇO no local do evento.
As palestras serão disponibilizadas ao final do evento após autorização dos autores.
UTCAL Summit
Eventos Anteriores
Confira abaixo as fotos dos eventos anteriores.
UTCAL Summit 2024
Patrocinadores
Master
Platinum
Gold
Expositor
Prêmio ALTA
Prêmio DESTAQUE
Credenciamento
Apoio Institucional
O Hotel
Windsor Barra Hotel
Av. Lúcio Costa, 2630 - Barra da Tijuca, RJO Windsor Barra Hotel tem localização privilegiada na Barra da Tijuca. Além da mais extensa praia carioca, o bairro é conhecido pela modernidade, diversas opções de lazer a céu aberto e gastronomia diferenciada. Próximo à Praia Recreio dos Bandeirantes e reservas ecológicas e shopping centers.